quinta-feira, 5 de abril de 2012

Porque usamos elásticos em Ortodôntia?

Serve para movimentação dentaria, para retração de dentes e fechamento de espaço, na correção de relações inter-arcos e também como auxiliares na utilização de aparelhos extra bucais, os elásticos ortodônticos apresentam-se importantes instrumentos na obtenção de resultados favoráveis no tratamento ortodôntico.

Formas de usar os elásticos e molas para fechamento de espaços. 








Elástico Sagital de Classe II
O elástico intermaxilar é disposto obliquamente da região posterior inferior até a região anterior superior. A sua disposição favorece a correção da relação interarcos de classe II. São utilizados com aparelhos fixos e temos seguintes efeitos: propiciam a inclinação dos incisivos superiores para a distal e os inferiores para mesial, posicionam a mandíbula para frente, causam força extrusiva nos molares inferiores e nos incisivos superiores. No arco dentário inferior, o elástico pode ser instalado a partir dos molares (primeiros ou segundos) ou dos segundos pre-molares. No arco dentário superior, geralmente é instalado em ganchos soldados ou cursores na região mesial dos caninos. Os elásticos mais utilizados são os de espessura 3/16" pesado e médio, 1/8" médio, 5/16" médio. A magnitude da força conferida por intermédio de um dinamômetro de precisão deverá ser de 200 a 250 gramas.

Elastico sagital Classe III
O elástico intermaxilar é disposto obliquamente da região posterior superior até a região anterior inferior. A sua disposição favorece a correção da relação interarcos de Classe III, com inclinação simultânea dos arcos dentários, os incisivos superiores inclinam para vestibular e os inferiores inclinam para lingual.O elástico pode ser instalado a partir dos primeiros molares superiores e geralmente é instalado em ganchos

 soldados ou cursores na região mesial dos caninos inferiores. Os elásticos mais utilizados são os de espessura 3/16”pesado e médio, 1/8” médio,5/16” médio.O elástico de Classe III pode ser associado ao uso da placa lábio ativa com a finalidade de promover a verticalização dos molares inferiores. A ação contrária sobre os molares, poderá levar a uma relação indesejada de Classe II, portanto para evitar esta resultante, é necessária a aplicação de uma ancoragem extrabucal com forças iguais e contrárias às ocasionadas pelos elásticos ligados aos molares superiores. 


Elástico linha Media 
ELSTICO_LM-B
O elástico intermaxilar é disposto obliquamente na região anterior dos arcos dentários. A sua disposição favorece a correção da linha média por meio da participação de ambos os arcos dentários.Podem ser instalados em ganchos soldados na distal dos incisivos laterais.O elastico anterior para correção da linha média pode ser associado ao elástico sagital de classe II disposto de forma a potencializar a correçao da linha média. Os elásticos mais utilizados são os de espessura 3/16" pesado e médio, 1/8" médio, 5/16" médio. A magnitude da força conferida por intermédio de um dinamômetro de precisão deverá ser de 200 a250 gramas.


Elástico de Intercuspidação
A intercuspidação é um procedimento que constitui parte do estágio da finalização do tratamento ortodôntico cuja finalidade é melhorar a relação vertical entre os dentes antagonistas.Caracteriza-se pelo uso de elásticos intermaxilares com vetores prodominantemente verticais, na qual o  resultado final dessa força é um movimento de extrusão dentaria. O planejamento da distribuição dos elásticos é muito variado  e depende da função , do tipo e direção de movimento a ser realizado. O procedimento de intercuspidaçao posterior deve iniciar com elástico atado no gancho do molar inferior, seguindo em zique-zaque até envolver o braquete do canino inferior, o mesmo procedimento deverá ser repetido no lado oposto. A intercuspidaçao anterior, deverá iniciar envolvendo o braquete do  incisivo lateral superior, passando pela superfície cervical dos braquetes dos incisivos inferiores e finalizar encaixando o elástico no braquete do incisivo lateral  do lado oposto. O paciente devera permanecer com a intercuspidação por 3 a 10 dias. 





73 comentários:

  1. Odeio esses elásticos. Minha dentista fez o favor de colocar três delas de uma vez, isso pq já usei de classe 3 e 2, e agora continuo na 2 mais uma nos dentes da frente que passam por 6 dentes, quanta dooooor! :(

    ResponderExcluir
  2. começei a usar dói muito!

    ResponderExcluir
  3. Nas primeiras semanas doía muito...agora já estou no terceiro mês com os elásticos e em breve poderei tira-los e meu tratamento finalmente chegara ao fim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo. Bora usar os Elásticos Intermaxilares. Não desista.

      Excluir
    2. Estou usando a 4 anos o aparelho ortodôntico e faz 1 mês que botei os elásticos, mas percebi que um dente meu separou , porque ? :'( é normal ?

      Excluir
    3. Boa tarde Maiza. Pode acontecer por causa da força do elástico. Provavelmente sua dentista na próxima consulta irá conjugar (amarrar os dentes com fio de aço por baixo do fio que coloca as borrachinhas, uma dobra atras dos tubos tambem ajuda) de forma a evitar de separar mais por causa dos elasticos.

      Excluir
  4. Comecei a usar os elásticos, me disseram que quando chegasse nessa etapa, o tratamento está perto do fim. Será que e verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, já está na finalização. Pergunte ao seu Dentista a função do elático para você entender o que ele faz. Isso te motivará a usar. Sendo assim você não deixará de usar. Beijos.

      Excluir
  5. Já usei o 1/8" médio e agora to usando o 3/16" pesado,a dor ta me matando....
    Mas o tratamento já está no fim..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O uso dos elásticos tem como objetivo ajustar a oclusão, uma vez que seus dentes já estão alinhados e nivelados. Agora já está no termino do tratamento,mas para isso você tem que usar os elásticos como seu Dentista orientou. Uma vez que se você deixar de usar, você dará 02 passos para trás em seu tratamento. Então use e com certeza já está na finalização. Beijos.

      Excluir
  6. Coloquei esses elásticos a uma semana e troco eles toda manha. Há um tempo certo de troca? Ou posso continuar usando do jeito que falei, trocando diariamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troca-se os elásticos a cada 24 horas pois após eles começam a perder sua elasticidade, por isso a troca. Não adianta também usar de segunda a sexta por exemplo e final de semana relaxar, geralmente por causa de festas ou feriados.(É como meus pacientes muitas vezes me relatam). O uso é continuo e só se tira para comer. Abraços!!!!

      Excluir
  7. Já estou usando a mais de 4 meses, meu dentista pediu para que eu parasse de usar dos dois lado e só usasse de um lado mais já estou fazendo isso a meses e nada de acabar o procedimento que chato. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente um lado ainda falta ajustar.Tem pacientes que ajustam rápido e outros demoram mais. O uso como seu Dentista pediu faz a diferença. Não deixe de usar por nada e assim terminará seu tratamento logo... logo...

      Excluir
  8. Coloquei aparelho há três meses e tenho os caninos altos, um já voltou quase todo pro lugar e agora já tô usando esses elásticos nos caninos sendo que meu tratamento vai durar dois anos e meio. E antes eu reclamei de dor com o aparelho e aí ela disse que era pra eu usar só à noite então. Mas caso eu consiga posso usar mais horas?

    ResponderExcluir
  9. ola, estou usando os elasticos (que dor!) e ai tirei pra comer, e esqueci em qual braquete coloco, como faço? posso colocar em qualquer um que tenha aquele pininho pra cima? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!!!É melhor ligar para sua Dentista-Ortodontista, pois de colocar o elástico de forma errada você irá atrapalhar toda a sua mordida. No seu aparelho tem vários ganchinhos que já vem justamente para colocar os elásticos. Os elásticos geram uma FORÇA e IMPLICAM em um SENTIDO.

      Se a mandibula esta atras da Maxila (elástico classe II)
      Se a mandibula esta a frente da Maxila (elástico classe III)

      *se colocar de forma errada você irá piorar seu caso e sua Dentista irá surtar, rs. Bem, peça pra ela/ele te explicar qual o sentido da força do elástico, assim você não esquece, compreende e visualiza a mudança em seu tratamento.

      bjos!!!!

      Excluir
  10. Olá! Lendo o artigo fiquei com uma dúvida: sou paciente classe II com apinhamento... fiz uma extração de um molar superior por falta de espaço! A dentista posicionou o canino porém ainda continuo com um espaço ( enorme) para fechar...Em resumo, fechou um espaço mas abriu outro... Essa semana fiz a manutenção, ela colocou elástico do lado oposto da extração e falou que em relação ao " buraco", no momento ela não está fazendo nenhum movimento... Sendo assim, meu tratamento não deve nem estar próximo do fim... A dúvida que surgiu: os elásticos não são usados próximo ao fim do tratamento...?Pq estou usando agora...? A dentista disse que precisa movimentar/ajustar o outro lado da arcada para começar a movimentar os 4 dentes da frente... Isso acontece dessa forma...? Se puderem me ajudar agradeço de mais!
    PS - elástico dói muitooo! Isso melhora com as semanas...? RS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Roberta Bineli

      A extração deve ser de *pré-molar para encaixar o canino no lugar dele. Dependendo da Classe II, já iniciamos o elástico classe II no fio redondo 0.020 de Aço. Provavelmente o seu canino do lado oposto a extração é classe II (*que não precisa de extração para consertar a classe dele), quando ele já estiver na posição correta a sua dentista ira iniciar o fechamento de espaço que restou do lado da extração no fio 17x25 aço retangular.Ela irá trazer os dentes da frente para trás, ou perder ancoragem.
      Resumo: Lado da extração:
      encaixa canino em classe I

      Lado oposto:
      encaixa canino em classe I com elástico classe II já no inicio.
      Para terminar:
      Fecha todos os espaços restantes com elástico em cadeia ou com mola fechada ou com alça de bull.
      Se tiver duvidas pode me ligar que estarei à disposição.

      Excluir
  11. Estou usando os elásticos no primeiro brequete de cima e no primeiro brequete de baixo (nos caninos), isso está correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, volte a sua dentista e pergunte a ela a forma de usar seu elástico, peça a ela pra te mostrar em um espelho antes de sair do consultório.Provavelmente você entendeu errado.

      Excluir
  12. Estou usando os elásticos a dois meses, Fico 24h com eles, só tiro para comer... Mas às vezes quando estou com amigos em restaurantes e fico mais tempo sem eles, parece que meus dentes voltam para o msm lugar de antes e isso me desanima muito. É normal isso acontecer??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Priscila, se você usa os elasticos de forma correta não ocorre mudança em tão pouco tempo. Volte a sua (seu) cirurgiã(o)-dentista, e relate isso a ela (o). Dessa forma sua (eu) dentista (o) tira todas as suas duvidas.

      Excluir
  13. Minha dentista pediu para mim colocar os elásticos perto do meu horário de dormir e ficar no máximo 12 horas evitando falar,não posso comer com eles e devo retirá- los ao acordar. Eles estão sendo colocados nos 6 dentes superiores da frente e nos 8 dentes inferiores também da frente, sendo que os dentes de cima das pontas formam triângulos com 2 debaixo e os 4 de cima do meio formam quadrado com os 4 debaixo.A dentista disse para seguir isso para não dar problemas na articulação.Esse procedimento está correto? Estou achando muito diferente dos relatos lidos.Por favor me oriente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua dentista está usando elástico de intercuspidação. O elastico anterior para terminar de encaixar a mordida da frente.
      O elástico posterior para terminar de encaixar a mordida lateral.
      Está certo sim,você verá mudanças logo logo.

      Excluir
  14. OLÁ, EU TENHO DESVIO DE LINHA MEDIA , ESTOU USANDO O ELASTICO 1/4 PESADO , SERA QUE DEPOIS VOU PULAR PRA UM OUTRO ELASTICO OU SÓ ESSE É SUFICIENTE ??

    ResponderExcluir
  15. Oi bom dia, coloquei o elástico declasse III, mais não sei como trocar, de quanto em quanto dias se troca o elástico?

    ResponderExcluir
  16. os numeros 5\16" indicam em quais dentes devem ser encaixados os elasticos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não indica nao Fernando Henrique, Cada elástico possui uma força gerada quando é colocada ao dente, então o elástico 5/16" no seu caso deverá ser suficiente para que sua oclusão seja ajustada. Abç!

      Excluir
  17. Bom dia Fernando, as numerações dos elásticos não indicam onde devem ser colocados não. Elas indicam a MAGNITUDE DA FORÇA que deve ser feita para ajustar sua oclusão. Os elásticos mais utilizados são os de espessura 3/16" pesado e médio, 1/8" médio, 5/16" médio. A magnitude da força conferida por intermédio de um dinamômetro de precisão deverá ser de 200 a 250 gramas,(esses sao usados para classe II ou III ou desvio de linha media, pode ser 1/8, 5/16, 3/16 , uso o que me der a força de que necessito)

    ResponderExcluir
  18. Olá, sou paciente classe II . Gostaria de saber se posso usar dois elasticos de uma vez e se usando terei resultados mais depressa. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Os elásticos existem varias medidas de elasticos. A força ideal será medida pelo seu dentista. Se você ultrapassa a força necessária usando dois elásticos
      poderá acarretar em perda óssea e movimentações dentárias desnecessárias e até perda dos dentes.A força gerada pelo elastico não é pouca para que não se consiga ter resultado satisfatório e nem muita para que se possa causar danos irreversíveis.

      Excluir
  19. Ola tenho uma duvida sou paciente classe 2 e estou usando aparelho desde abril (5 meses) nesse mês a dentista colocou esse elástico mas so de um lado, pode isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, provavelmente você é Classe II de um lado só. Do outro lado já está correto.

      Excluir
  20. Não sei em que classe me encaixo, talvez a 2 mas a intercuspidação é usada nessa fase tbm? Estou em tratamento já tem 1 ano e meio e meu dentista pediu para usar dos dois lados, em baixo no primeiro molar e em cima no canino, está correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está usando o elástico Classe II, esse elástico é usado para corrigir no sentido horizontal, provavelmente a distancia das arcadas ainda estão longe uma da outra. Por isso o uso dos elásticos. A intercuspidação é utilizada na finalização do tratamento Tem como objetivo melhorar a relação oclusal dos dentes, através de forças verticais que produzem um movimento de extrusão dentária entre os dentes antagonistas (dentes superiores com inferiores).
      Abraços.

      Excluir
  21. Minha comecei a usar a 1 mês o elástico ,em baixo coloquei o botao para segurar e em cima para arrumar a mordida só que percebi que com a força usada o meu dente de baixo onde fica o botao tá subindo pra cima como se fosse arrancar ele,é normal isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao entendi se o elástico é para descruzar sua mordida ou descruzar algum dente ou se é para acertar a Classe de canino. Mas de qualquer forma seu dentista deverá controlar a extrusão (o dente que está saindo do alvéolo, conforme você me disse).
      Se a dor não está normal ou se o dente movimentou muito, o certo é ligar para sua dentista e ver com ela se o dente esta como ela previu.
      Toda Ação há uma Reação. Então nos dentistas imaginamos com antecedência o que irá ocorrer após cada procedimento. Pode ocorrer algo que não previmos, por isso as consultas periódicas. Sempre tire suas dúvidas com seu dentista,se precisar marque consultas para esclarecimentos, como esse que você me disse.
      Abraços!!!!

      Excluir
  22. Boa noite!Meu filho colocou elástico essa semana e ficou com a segte dúvida :td x q come tira o elástico e depois coloca outro ou o mesmo elástico?Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! O elástico é trocado a cada 24 horas. Quando seu filho tira para comer ele volta com o mesmo elástico na boca até a hora da próxima troca que geralmente é pela manha ou a noite antes de dormir. Espero ter te ajudado. Bjs.

      Excluir
  23. Comecei a usar os elásticos, mas minha dentista não me deu nenhum para trocar, tem algum problema ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela esqueceu de te dar os elásticos para o mês. Volte e pegue com ela. Bjos.

      Excluir
  24. Oi,eu comecei a usar o elastico na sexta e hoje ja é segunda porem nao sinto dor,é normal? (uso o elastico o dia inteiro,so tiro pra fazer a limpeza dos dentes)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é normal sentir dor no inicio, mas se você usar todos os dias, o incomodo da dor passa. Se a dor for muito grande a ponto de você não conseguir usar, a sua dentista pode trocar os elásticos com força menor até você acostumar e assim voltar a usar ele com a força certa.O elástico com força baixa não ativa o que se deseja fazer. Sendo assim ela poderá colocar um elástico com baixa força, mas terá que voltar o outro com a força ideal.

      Excluir
  25. Uso aparelho ha 6 anos quase 7 Estou usando o elastico dos 2 lados tipo triangulo no canino e nos 2 d baixo... O lado esquerdo ficou bem encaixado mas o lado direito eu sinto q o canino bate nos d baixo... Sinto como se os dentes d baixo estivessem mais pra fora do q os d cima por isso se batem ao fazer movimento de morder... E meu dentista ja esta falando em tirar assim mesmo :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu dentista deve tirar esse toque errado antes de tirar o aparelho. Se já esgotou todas as possibilidades provavelmente você deverá fazer um ajuste oclusal.Você deve estar com mordida de topo de um lado quase cruzando. Peça para fazer um ajuste e veja se melhora. Nem todo caso termina como planejamos... infelizmente as vezes não conseguimos um ótimo resultado. Mas veja o que é possível fazer no seu caso.

      Excluir
  26. Estou usando elastico nos quatro incisivos superiores e em seis inferiores chegando ao canino inferiro (ele forma tipo um quadrado na frente).tenho protusão nos dentes superiores,pra que serve esse danado de elastico?Um mês eu uso,no outro não, por que será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os elásticos anteriores(usados na parte da frente) servem para fechar mordida e vão ajudar a diminuir a distancia dos dentes protruídos.Provavelmente vc usa mês sim e mês não porque já deve haver resultado e sua dentista suspende por algum tempo.

      Excluir
  27. Todo mundo tem q usa esses elástico no tratamento ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os elásticos servem para terminar o encaixe dos dentes superiores com os inferiores. Nem todo mundo precisa. Se sua mordida for encaixando certinho e não precisar de nenhum ajuste você provavelmente não usará.Mas na maioria dos casos há necessidade do uso dos elásticos para finalização. Afinal inicialmente seus dentes deveriam estava mal posicionados e os elásticos ajudam muito para movimentação dos dentes.

      Excluir
  28. Boa tarde tudo bem? Estou em tratamento a 6 mes e comecei a usar os elastico para fechamento de mordida aberta, nos primeiros dia senti dores, ao decorrer dos dias nenhuma uma dor, isso é normal ou estou nao estou usando os elasticos corretamente? Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E normal nos primeiros dias sentir dor mesmo, pois os elásticos fazem força nos dentes, mas a medida que você for usando essa dor passa. Se você deixar de usar por uma semana quando voltar a usar a dor volta. Use sempre conforme seu dentista recomendou que seu tratamento terminas mais rápido.
      Beijos.... espero ter te ajudado.

      Excluir
  29. Estou usando o elástico 3/16 a 3 meses e nada de acabar logo isso, meus dentes já estão perfeitos porque tanta demora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, os elásticos ajustam o encaixe da sua oclusão (encaixe da mordida superior com a inferior) então só após encaixar sua dentista irá suspender o uso dos elásticos.
      Abraços!

      Excluir
  30. Olá. Comecei a usar aparelho faz 7 meses, o tratamento dos dentes de cima já terminou, mas continuo usando pois a dentista disse que irá precisar para colocar o elástico. Tem alguma outra forma de correção sem ser usando o elástico?? Pois queria já tirar o aparelho de cima já que o tratamento terminou.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando os dentes estão alinhados e nivelados usamos os elásticos para ajuste da mordida, eles são chamados de ELASTICOS INTERMAXILARES (sao usados no aparelho de cima com o de baixo) por isso sua dentista precisa que continue com o aparelho superior.Somente quando toda a sua mordida estiver ajustada ela ira remover o aparelho. Abraços, espero te ajudado.

      Excluir
  31. Estou nessa fase, uso um do lado esquerdo, último gancho do dente superior e no primeiro gancho inferior... Do lado direito uso no primeiro gancho superior até o último gancho inferior.Meu dentista recomendou usar assim o dia todo e a noite colocar um no "meio" que vai do primeiro gancho de cima ao primeiro de baixo. É horrível pra dormir. Quando acordo a primeira coisa que faço é tirar o do meio.
    Minha dúvida é... Antes de fazer o tratamento fiz uma cirurgia de ATM e agora com os elásticos eu acordo com dores no mesmo lugar da cirurgia. É normal?
    Estou fora do Brasil e tive que continuar o tratamento com outro dentista...esse novo dentista fez os raio x, fez o molde, fez toda a análise antes de dar continuidade ao meu tratamento...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!!!
      Se você refez toda a documentação novamente, não vejo nenhum problema em usar os elásticos não. O elástico anterior (elástico da frente,serve para fechar a mordida, e realmente causa dor, mas à medida que você for usando o desconforto vai passando). Se a dor for muito aguda, seu dentista poderá mudar o tamanho do elástico, com isso a força será um pouco mais leve.
      Entretanto se você usar um dia SIM e outro NÃO, sua mordida não será ajustada.
      Converse com seu dentista e com certeza vocês chegarão a um consenso. Que será ideal para seu tratamento.
      Abraços, espero ter esclarecido sua dúvida.

      Excluir
  32. Bom dia Lucas. Espero ter ajudado pelo menos um pouco. O uso dos elásticos são complexos mas eficiente para finalização do tratamento.
    Precisando estarei à disposição para maiores esclarecimentos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  33. Eu comecei usar , o meu parece que é classe III , mas o dentista falou que era pra usar so do lado direito que foi onde tive que extrair um canino .É normal usar so de um lado? Sempre vejo usando nos dois lados !

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde!! Estou usando o classe III apenas do lado direito, minha dentista colocou dois elásticos juntos, e pediu pra eu trocar 1 vez por dia, minha dúvida é se tenho que colocar os dois elásticos juntos toda vez que trocar ou colocar apenas um ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Felipe Lima, na sua troca de elastico joga os dois fora e coloca dois novos do jeito que sua dentista te ensinou. Os elásticos exercem uma força e assim eles terminam te encaixar sua mordida. Provavelmente sua dentista inseriu dois elasticos mas com a força necessária para gerar o movimento em seu dente. Então pode inserir dois a cada troca como ela lhe mostrou.
      Abços.

      Excluir
  35. Já se passaram 7 anos e você continua respondendo assiduamente as dúvidas do nosso povão.
    Parabéns pelo profissionalismo e por amar o que faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!!! As vezes não consigo responder a todos, mas sempre que posso respondo. bjos e obrigada pela motivação.

      Excluir
  36. oi, eu comecei a usar esses elásticos a um dia, e na hora que a dentista colocou não tava doendo muito, só um incômodo, mas na hora que eu tirei pra comer e coloquei novamente, começou a doer, e eu coloquei no mesmo lugar que tava, é normal?
    ah, é outra dúvida também, minha dentista colocou o elástico nos dois lados, o lado esquerdo tá no braquete do canino inferior e no anel do segundo molar superior, ou seja tá debaixo pra cima, e do lado direito tá no braquete do canino superior e no anel do segundo molar inferior, ou seja, de cima pra baixo, então os elásticos estão de modo diferente, tá certo desse jeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Bom dia Emelly Lima, Provavelmente você tem desvio de linha media e seu Canino ainda não está na posicão correta para isso coloca-se os elásticos dessa forma, com relação a dor é normal nas primeiras semanas. Depois essa dor passa. Se voce usar corretamente, seu tratamento termina mais rápido.
      Lembre-se, agora na fase de finalização, o resultado só depende de você.
      Um beijo ...... espero ter esclarecido suas dúvidas.

      Excluir
  37. Boa noite Dra. Uso aparelho a 8 meses para corrigir mordida topo a topo, usei o elástico no último dente superior até o canino inferior nos dois lados, usei por 24h com duas trocas diárias, tive resultados super satisfatório minha morrida saiu do topo a topo com a ida da arcada inferior pra dentro, o dentista mandou agora eu retirar os elásticos e ficar 2 meses sem eles para não prejudicar e não ter perda óssea e depois colocaria novamente, é normal isso? Não corre o risco dele regridir o tratamento e meus dentes voltaram topo a topo?
    Sua matéria foi sensacional!,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia
      Provavelmente seu dentista está corrigindo sua mordida de topo com força leve. Isso é normal sim, assim que conseguimos corrigir a mordida de topo em alguns casos tiramos o elástico (*entre 01 mês e outro sua dentista vai verificar se essa mordida fica estável) se caso fique, provavelmente ela troque a forma de colocar o elástico, (para ajuste mais refinado das arcadas)se caso não fique ela volta com elástico e fica por mais tempo.
      Então: PORQUE ELA JÁ NÃO FICA DE UMA VEZ COM O ELASTICO? Porque eles geram forças e o ideal é que sua mordida fique estável sem os elásticos. *O IDEAL. Em alguns casos vamos com os elásticos até o final e apos a finalização do aparelho fixo e a colocação do aparelho removível o cuidado será maior, (* E ESSE CUIDADO TAMBÉM DEPENDE SOMENTE O PACIENTE, JÁ QUE ELE TIRA O APARELHO PARA COMER, muitas vezes vocês perdem o aparelho ou não usam diariamente).
      PORTANTO, use sempre os elástico conforme orientação do seu dentista, ele sempre vai avaliar mensalmente o que acontece em sua boca.
      Espero ter ajudado. Se ficou duvida pode perguntar novamente.

      Excluir
  38. Boa Tarde
    Eu uso aparelho fixo a pouco mais de 3 anos , não tenho um dente ( um incisivo lateral) ele não nasceu , por isso tenho um desvio na linha media superior de uns 4-3mm , o canino foi desgastado para virar o incisivo lateral q falta, estou usando elástico para classe II a um mês , será o elástico ajuda a corrigir a linha media superior desviada?

    ResponderExcluir
  39. Bom dia. O elástico ajuda sim, ele vai gerar uma força em toda a sua arcada reposicionando e corrigindo a sua mordida. Você deve estar em fase de INTERCUSPIDAÇÃO, essa fase usa-se elásticos para que ocorra o ENCAIXE da mordida de cima com a de baixo. ESSA FASE SÓ DEPENDE DE VOCÊ. (se usa os elásticos a mordida vai corrigindo e se não usa, não acontece nada).
    Espero ter ajudado.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir