quinta-feira, 22 de março de 2012

Aparelho Móvel (placa de contenção)



No momento em que cliente e ortodontista concordam que o resultado final foi alcançado, o aparelho fixo é desativado por aproximadamente seis meses a fim de permitir a recomposição do osso em torno das raízes dos dentes. Após este período, ele é removido e substituído pela placa de contenção (na arcada superior), que deverá ser usada  durante um ano durante o dia todo.

Mais do que "segurar" os dentes no lugar, a placa de contenção serve como um gabarito da sua arcada ao final do tratamento. Se algum tempo depois ela não se adapta normalmente à sua boca, é por que alguma coisa saiu do lugar, certo? Nesta situação, o cliente vai entrar em contato com o ortodontista e marcar uma consulta o mais rápido possível para diagnosticar a causa do problema.Geralmente o Cirurgião Dentista marca consultas para olhar se está tudo certo, as consultas são mas espaçadas mas deve ser feitas durante o período de um ano apos o termino do tratamento ortodôntico com aparelho fixo, mas é importante frisar que a estabilidade do resultado é obtida com o aparelho fixo, a placa de contenção é um instrumento de controle do paciente.
A contenção inferior é fixa e colada por trás dos caninos inferiores mantendo os dentes firmes na posição já que esta área é bem mais instável que a superior.
Também é muito importante fazer ao menos uma consulta anual com o seu ortodontista para monitorar a estabilidade do caso e evitar surpresas desagradáveis como dentes saindo da posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário