Aparelho Estetico


1- Como é o Aparelho Estético?

O aparelho estético os braquetes são feitos de materiais que imitam a cor do dente.

 2 - Este aparelho serve para todos os casos? Sim, os braquetes estéticos são fabricados com os mesmos parâmetros que os braquete metálicos e podem ser usados para tratar todos os problemas ortodônticos. O que pode variar é a preferência do Ortodontista em determinados tipos de braquetes.

 3 - Ele é menos eficiente que o convencional? O braquete Metálico? Existem estudos científicos que comprovam que o braquete estético tem maior atrito do que o convencional, por isso já existe no mercado braquetes estéticos com slot de metal.


4 - O que é slot de metal?  

Slot é o sulco onde o arco se encaixa no braquete, Para que a movimentação aconteça, é necessário que haja menos atrito entre arco e braquete. O braquete pode ser estético e o slot de metal associando assim a estética e baixo atrito do metal). Só que a estética muitas vezes não agrada o paciente já que ele fica menos estético. Para nossa sorte temos o braquete de Safira., que tem baixo atrito com o metal sendo assim o mais indicado.


5 - todo braquete estético é de Cerâmica?
 Não.Outros materiais podem ser usados nesse tipo de braquete, como Policarbonato, ou Policarbonato reforçado por cerâmica ou de Safira.

6 - Diferença desses materiais:


O Policarbonato: E um tipo de resina plástica é o material menos resistente dos três. Apresenta índice de deslocamento e quebra maiores do que o de Porcelana e o de Safira. Por outro lado são mais baratos.




Cerâmica ou Porcelana: E um material bastante resistente, os braquetes raramente se deslocam ou quebram.É um material melhor que o Policarbonato mas ainda apresenta uma cor opaca. Tem um custo médio.



Safira: Apresenta a estética superior a dos outros braquetes, é translúcido, são resistentes a quebra e deslocamento, apresenta baixo atrito aumentando a eficácia do tratamento e são mais caros que os de Porcelana e Policarbonato.

7 - Os Braquetes podem ficar amarelos com o tempo?
A Porcelana e a Safira não tem alteração de cor durante o tratamento, já os de Policarbonato podem ficar pigmentados dependendo da alimentação do paciente.

8 - O arco também é da cor dos dentes:
Os arcos são fabricados com ligas metálicas e não possuem as características de translucides como os braquetes, há a opção dos arcos pintados de branco como se fosse uma pintura.

9 - E as borrachinhas?
Tem as borrachinhas transparentes, mas ficam amarelas com o tempo, por isso é importante que o paciente faça a troca da borrachinhas mensalmente, tem também as borrachinhas brancas e brancas anil que são mais difíceis de ficarem amarelas. Mesmo assim o paciente tem que fazer a troca das borrachinhas todo mês.

10 - O tratamento com braquetes estéticos são mais caros?
Sim, como os materiais estéticos são mais caros é normal as consultas serem mais caras. É importante lembrar que os valores variam de cidade para cidade, por isso faça uma avaliação com o Ortodontista de sua cidade.

Rachel G.Dias
Cirurgiã-Dentista Ortodontista







Nenhum comentário:

Postar um comentário