Aparelho Hyrax

Hyrax antes de ativar.

Hyrax é um aparelho que serve para expandir a maxila quando ela se encontra bastante atrésica.  Nos casos a mordida estará cruzada bilateralmente.O aparelho provoca uma expansão através da ativação do parafuso, que pode ser duas vezes por dia ou uma vez, dependendo da gravidade do caso, da idade do paciente e da indicação do dentista.

Hyrax depois de ativado.

A ativação desse parafuso provoca uma separação nos dentes anteriores, uma disjunção palatina, que pode ser vista clinicamente e nas radiografias. O tamanho desse diastema geralmente corresponde à metade da abertura do parafuso. Pode ser visto visualmente nos dentes porque vai abrindo espaço nos dentes incisivos centrais.*diastema: espaço entre dentes.


Hyrax - Radiografia
                                                         Nessa fase geralmente a mordida já estará descruzada. O Cirurgião-Dentista, Ortodontista deverá travar o parafuso. O aparelho ficara mais uns 4 meses, como contenção, para impedir que a mordida volte a cruzar novamente..... Depois deverá ser colocado o aparelho fixo. Durante a contenção os espaços criados pelo aparelho entre os incisivos irão se fechar.

O paciente deve neste período ir ao dentista todo mês para avaliação.

Higienização:
Escove bem o aparelho. Dê atenção especial ao parafuso, pois é onde ficarão grudados partículas e pedaços de alimentos. Faça bochechos com um colutório bucal (Plax, Listerine. As vezes o expansor também possui resina no palato (céu da boca) o que provoca irritação na mucosa. Para uma higienização melhor, é aconselhável usar uma seringa (sem agulha) com soro fisiológico para lavar a regiao entre a resina e o ceu da boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário