quinta-feira, 5 de abril de 2012

Porque usamos elásticos em Ortodôntia?

Serve para movimentação dentaria, para retração de dentes e fechamento de espaço, na correção de relações inter-arcos e também como auxiliares na utilização de aparelhos extra bucais, os elásticos ortodônticos apresentam-se importantes instrumentos na obtenção de resultados favoráveis no tratamento ortodôntico.

Formas de usar os elásticos e molas para fechamento de espaços. 








Elástico Sagital de Classe II
O elástico intermaxilar é disposto obliquamente da região posterior inferior até a região anterior superior. A sua disposição favorece a correção da relação interarcos de classe II. São utilizados com aparelhos fixos e temos seguintes efeitos: propiciam a inclinação dos incisivos superiores para a distal e os inferiores para mesial, posicionam a mandíbula para frente, causam força extrusiva nos molares inferiores e nos incisivos superiores. No arco dentário inferior, o elástico pode ser instalado a partir dos molares (primeiros ou segundos) ou dos segundos pre-molares. No arco dentário superior, geralmente é instalado em ganchos soldados ou cursores na região mesial dos caninos. Os elásticos mais utilizados são os de espessura 3/16" pesado e médio, 1/8" médio, 5/16" médio. A magnitude da força conferida por intermédio de um dinamômetro de precisão deverá ser de 200 a 250 gramas.

Elastico sagital Classe III
O elástico intermaxilar é disposto obliquamente da região posterior superior até a região anterior inferior. A sua disposição favorece a correção da relação interarcos de Classe III, com inclinação simultânea dos arcos dentários, os incisivos superiores inclinam para vestibular e os inferiores inclinam para lingual.O elástico pode ser instalado a partir dos primeiros molares superiores e geralmente é instalado em ganchos

 soldados ou cursores na região mesial dos caninos inferiores. Os elásticos mais utilizados são os de espessura 3/16”pesado e médio, 1/8” médio,5/16” médio.O elástico de Classe III pode ser associado ao uso da placa lábio ativa com a finalidade de promover a verticalização dos molares inferiores. A ação contrária sobre os molares, poderá levar a uma relação indesejada de Classe II, portanto para evitar esta resultante, é necessária a aplicação de uma ancoragem extrabucal com forças iguais e contrárias às ocasionadas pelos elásticos ligados aos molares superiores. 

Elástico linha Media 
ELSTICO_LM-B
O elástico intermaxilar é disposto obliquamente na região anterior dos arcos dentários. A sua disposição favorece a correção da linha média por meio da participação de ambos os arcos dentários.Podem ser instalados em ganchos soldados na distal dos incisivos laterais.O elastico anterior para correção da linha média pode ser associado ao elástico sagital de classe II disposto de forma a potencializar a correçao da linha média. Os elásticos mais utilizados são os de espessura 3/16" pesado e médio, 1/8" médio, 5/16" médio. A magnitude da força conferida por intermédio de um dinamômetro de precisão deverá ser de 200 a250 gramas.


Elástico de Intercuspidação
A intercuspidação é um procedimento que constitui parte do estágio da finalização do tratamento ortodôntico cuja finalidade é melhorar a relação vertical entre os dentes antagonistas.Caracteriza-se pelo uso de elásticos intermaxilares com vetores prodominantemente verticais, na qual o  resultado final dessa força é um movimento de extrusão dentaria. O planejamento da distribuição dos elásticos é muito variado  e depende da função , do tipo e direção de movimento a ser realizado. O procedimento de intercuspidaçao posterior deve iniciar com elástico atado no gancho do molar inferior, seguindo em zique-zaque até envolver o braquete do canino inferior, o mesmo procedimento deverá ser repetido no lado oposto. A intercuspidaçao anterior, deverá iniciar envolvendo o braquete do  incisivo lateral superior, passando pela superfície cervical dos braquetes dos incisivos inferiores e finalizar encaixando o elástico no braquete do incisivo lateral  do lado oposto. O paciente devera permanecer com a intercuspidação por 3 a 10 dias. 





39 comentários:

  1. Odeio esses elásticos. Minha dentista fez o favor de colocar três delas de uma vez, isso pq já usei de classe 3 e 2, e agora continuo na 2 mais uma nos dentes da frente que passam por 6 dentes, quanta dooooor! :(

    ResponderExcluir
  2. começei a usar dói muito!

    ResponderExcluir
  3. Nas primeiras semanas doía muito...agora já estou no terceiro mês com os elásticos e em breve poderei tira-los e meu tratamento finalmente chegara ao fim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo. Bora usar os Elásticos Intermaxilares. Não desista.

      Excluir
    2. Estou usando a 4 anos o aparelho ortodôntico e faz 1 mês que botei os elásticos, mas percebi que um dente meu separou , porque ? :'( é normal ?

      Excluir
    3. Boa tarde Maiza. Pode acontecer por causa da força do elástico. Provavelmente sua dentista na próxima consulta irá conjugar (amarrar os dentes com fio de aço por baixo do fio que coloca as borrachinhas, uma dobra atras dos tubos tambem ajuda) de forma a evitar de separar mais por causa dos elasticos.

      Excluir
  4. Comecei a usar os elásticos, me disseram que quando chegasse nessa etapa, o tratamento está perto do fim. Será que e verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, já está na finalização. Pergunte ao seu Dentista a função do elático para você entender o que ele faz. Isso te motivará a usar. Sendo assim você não deixará de usar. Beijos.

      Excluir
  5. Já usei o 1/8" médio e agora to usando o 3/16" pesado,a dor ta me matando....
    Mas o tratamento já está no fim..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O uso dos elásticos tem como objetivo ajustar a oclusão, uma vez que seus dentes já estão alinhados e nivelados. Agora já está no termino do tratamento,mas para isso você tem que usar os elásticos como seu Dentista orientou. Uma vez que se você deixar de usar, você dará 02 passos para trás em seu tratamento. Então use e com certeza já está na finalização. Beijos.

      Excluir
  6. Coloquei esses elásticos a uma semana e troco eles toda manha. Há um tempo certo de troca? Ou posso continuar usando do jeito que falei, trocando diariamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troca-se os elásticos a cada 24 horas pois após eles começam a perder sua elasticidade, por isso a troca. Não adianta também usar de segunda a sexta por exemplo e final de semana relaxar, geralmente por causa de festas ou feriados.(É como meus pacientes muitas vezes me relatam). O uso é continuo e só se tira para comer. Abraços!!!!

      Excluir
  7. Já estou usando a mais de 4 meses, meu dentista pediu para que eu parasse de usar dos dois lado e só usasse de um lado mais já estou fazendo isso a meses e nada de acabar o procedimento que chato. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente um lado ainda falta ajustar.Tem pacientes que ajustam rápido e outros demoram mais. O uso como seu Dentista pediu faz a diferença. Não deixe de usar por nada e assim terminará seu tratamento logo... logo...

      Excluir
  8. Coloquei aparelho há três meses e tenho os caninos altos, um já voltou quase todo pro lugar e agora já tô usando esses elásticos nos caninos sendo que meu tratamento vai durar dois anos e meio. E antes eu reclamei de dor com o aparelho e aí ela disse que era pra eu usar só à noite então. Mas caso eu consiga posso usar mais horas?

    ResponderExcluir
  9. ola, estou usando os elasticos (que dor!) e ai tirei pra comer, e esqueci em qual braquete coloco, como faço? posso colocar em qualquer um que tenha aquele pininho pra cima? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!!!É melhor ligar para sua Dentista-Ortodontista, pois de colocar o elástico de forma errada você irá atrapalhar toda a sua mordida. No seu aparelho tem vários ganchinhos que já vem justamente para colocar os elásticos. Os elásticos geram uma FORÇA e IMPLICAM em um SENTIDO.

      Se a mandibula esta atras da Maxila (elástico classe II)
      Se a mandibula esta a frente da Maxila (elástico classe III)

      *se colocar de forma errada você irá piorar seu caso e sua Dentista irá surtar, rs. Bem, peça pra ela/ele te explicar qual o sentido da força do elástico, assim você não esquece, compreende e visualiza a mudança em seu tratamento.

      bjos!!!!

      Excluir
  10. Olá! Lendo o artigo fiquei com uma dúvida: sou paciente classe II com apinhamento... fiz uma extração de um molar superior por falta de espaço! A dentista posicionou o canino porém ainda continuo com um espaço ( enorme) para fechar...Em resumo, fechou um espaço mas abriu outro... Essa semana fiz a manutenção, ela colocou elástico do lado oposto da extração e falou que em relação ao " buraco", no momento ela não está fazendo nenhum movimento... Sendo assim, meu tratamento não deve nem estar próximo do fim... A dúvida que surgiu: os elásticos não são usados próximo ao fim do tratamento...?Pq estou usando agora...? A dentista disse que precisa movimentar/ajustar o outro lado da arcada para começar a movimentar os 4 dentes da frente... Isso acontece dessa forma...? Se puderem me ajudar agradeço de mais!
    PS - elástico dói muitooo! Isso melhora com as semanas...? RS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Roberta Bineli

      A extração deve ser de *pré-molar para encaixar o canino no lugar dele. Dependendo da Classe II, já iniciamos o elástico classe II no fio redondo 0.020 de Aço. Provavelmente o seu canino do lado oposto a extração é classe II (*que não precisa de extração para consertar a classe dele), quando ele já estiver na posição correta a sua dentista ira iniciar o fechamento de espaço que restou do lado da extração no fio 17x25 aço retangular.Ela irá trazer os dentes da frente para trás, ou perder ancoragem.
      Resumo: Lado da extração:
      encaixa canino em classe I

      Lado oposto:
      encaixa canino em classe I com elástico classe II já no inicio.
      Para terminar:
      Fecha todos os espaços restantes com elástico em cadeia ou com mola fechada ou com alça de bull.
      Se tiver duvidas pode me ligar que estarei à disposição.

      Excluir
  11. Estou usando os elásticos no primeiro brequete de cima e no primeiro brequete de baixo (nos caninos), isso está correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, volte a sua dentista e pergunte a ela a forma de usar seu elástico, peça a ela pra te mostrar em um espelho antes de sair do consultório.Provavelmente você entendeu errado.

      Excluir
  12. Estou usando os elásticos a dois meses, Fico 24h com eles, só tiro para comer... Mas às vezes quando estou com amigos em restaurantes e fico mais tempo sem eles, parece que meus dentes voltam para o msm lugar de antes e isso me desanima muito. É normal isso acontecer??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Priscila, se você usa os elasticos de forma correta não ocorre mudança em tão pouco tempo. Volte a sua (seu) cirurgiã(o)-dentista, e relate isso a ela (o). Dessa forma sua (eu) dentista (o) tira todas as suas duvidas.

      Excluir
  13. Minha dentista pediu para mim colocar os elásticos perto do meu horário de dormir e ficar no máximo 12 horas evitando falar,não posso comer com eles e devo retirá- los ao acordar. Eles estão sendo colocados nos 6 dentes superiores da frente e nos 8 dentes inferiores também da frente, sendo que os dentes de cima das pontas formam triângulos com 2 debaixo e os 4 de cima do meio formam quadrado com os 4 debaixo.A dentista disse para seguir isso para não dar problemas na articulação.Esse procedimento está correto? Estou achando muito diferente dos relatos lidos.Por favor me oriente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua dentista está usando elástico de intercuspidação. O elastico anterior para terminar de encaixar a mordida da frente.
      O elástico posterior para terminar de encaixar a mordida lateral.
      Está certo sim,você verá mudanças logo logo.

      Excluir
  14. OLÁ, EU TENHO DESVIO DE LINHA MEDIA , ESTOU USANDO O ELASTICO 1/4 PESADO , SERA QUE DEPOIS VOU PULAR PRA UM OUTRO ELASTICO OU SÓ ESSE É SUFICIENTE ??

    ResponderExcluir
  15. Oi bom dia, coloquei o elástico declasse III, mais não sei como trocar, de quanto em quanto dias se troca o elástico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Troca a cada 24 horas, e só tira para comer.

      Excluir
  16. os numeros 5\16" indicam em quais dentes devem ser encaixados os elasticos?

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Fernando, as numerações dos elásticos não indicam onde devem ser colocados não. Elas indicam a MAGNITUDE DA FORÇA que deve ser feita para ajustar sua oclusão. Os elásticos mais utilizados são os de espessura 3/16" pesado e médio, 1/8" médio, 5/16" médio. A magnitude da força conferida por intermédio de um dinamômetro de precisão deverá ser de 200 a 250 gramas,(esses sao usados para classe II ou III ou desvio de linha media, pode ser 1/8, 5/16, 3/16 , uso o que me der a força de que necessito)

    ResponderExcluir
  18. Olá, sou paciente classe II . Gostaria de saber se posso usar dois elasticos de uma vez e se usando terei resultados mais depressa. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Os elásticos existem varias medidas de elasticos. A força ideal será medida pelo seu dentista. Se você ultrapassa a força necessária usando dois elásticos
      poderá acarretar em perda óssea e movimentações dentárias desnecessárias e até perda dos dentes.A força gerada pelo elastico não é pouca para que não se consiga ter resultado satisfatório e nem muita para que se possa causar danos irreversíveis.

      Excluir
  19. Ola tenho uma duvida sou paciente classe 2 e estou usando aparelho desde abril (5 meses) nesse mês a dentista colocou esse elástico mas so de um lado, pode isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, provavelmente você é Classe II de um lado só. Do outro lado já está correto.

      Excluir
  20. Não sei em que classe me encaixo, talvez a 2 mas a intercuspidação é usada nessa fase tbm? Estou em tratamento já tem 1 ano e meio e meu dentista pediu para usar dos dois lados, em baixo no primeiro molar e em cima no canino, está correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está usando o elástico Classe II, esse elástico é usado para corrigir no sentido horizontal, provavelmente a distancia das arcadas ainda estão longe uma da outra. Por isso o uso dos elásticos. A intercuspidação é utilizada na finalização do tratamento Tem como objetivo melhorar a relação oclusal dos dentes, através de forças verticais que produzem um movimento de extrusão dentária entre os dentes antagonistas (dentes superiores com inferiores).
      Abraços.

      Excluir
  21. Minha comecei a usar a 1 mês o elástico ,em baixo coloquei o botao para segurar e em cima para arrumar a mordida só que percebi que com a força usada o meu dente de baixo onde fica o botao tá subindo pra cima como se fosse arrancar ele,é normal isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao entendi se o elástico é para descruzar sua mordida ou descruzar algum dente ou se é para acertar a Classe de canino. Mas de qualquer forma seu dentista deverá controlar a extrusão (o dente que está saindo do alvéolo, conforme você me disse).
      Se a dor não está normal ou se o dente movimentou muito, o certo é ligar para sua dentista e ver com ela se o dente esta como ela previu.
      Toda Ação há uma Reação. Então nos dentistas imaginamos com antecedência o que irá ocorrer após cada procedimento. Pode ocorrer algo que não previmos, por isso as consultas periódicas. Sempre tire suas dúvidas com seu dentista,se precisar marque consultas para esclarecimentos, como esse que você me disse.
      Abraços!!!!

      Excluir