quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Porque usamos elásticos no Aparelho Fixo

Serve para movimentação dentaria, para retração de dentes e fechamento de espaço, na correção de relações inter-arcos e também como auxiliares na utilização de aparelhos extra bucais, os elásticos ortodônticos apresentam-se importantes instrumentos na obtenção de resultados favoráveis no tratamento ortodôntico.

Formas de usar os elásticos e molas para fechamento de espaços. 








Elástico Sagital de Classe II
O elástico intermaxilar é disposto obliquamente da região posterior inferior até a região anterior superior. A sua disposição favorece a correção da relação interarcos de classe II. São utilizados com aparelhos fixos e temos seguintes efeitos: propiciam a inclinação dos incisivos superiores para a distal e os inferiores para mesial, posicionam a mandíbula para frente, causam força extrusiva nos molares inferiores e nos incisivos superiores. No arco dentário inferior, o elástico pode ser instalado a partir dos molares (primeiros ou segundos) ou dos segundos pre-molares. No arco dentário superior, geralmente é instalado em ganchos soldados ou cursores na região mesial dos caninos. Os elásticos mais utilizados são os de espessura 3/16" pesado e médio, 1/8" médio, 5/16" médio. A magnitude da força conferida por intermédio de um dinamômetro de precisão deverá ser de 200 a 250 gramas.

Elastico sagital Classe III
O elástico intermaxilar é disposto obliquamente da região posterior superior até a região anterior inferior. A sua disposição favorece a correção da relação interarcos de Classe III, com inclinação simultânea dos arcos dentários, os incisivos superiores inclinam para vestibular e os inferiores inclinam para lingual.O elástico pode ser instalado a partir dos primeiros molares superiores e geralmente é instalado em ganchos

 soldados ou cursores na região mesial dos caninos inferiores. Os elásticos mais utilizados são os de espessura 3/16”pesado e médio, 1/8” médio,5/16” médio.O elástico de Classe III pode ser associado ao uso da placa lábio ativa com a finalidade de promover a verticalização dos molares inferiores. A ação contrária sobre os molares, poderá levar a uma relação indesejada de Classe II, portanto para evitar esta resultante, é necessária a aplicação de uma ancoragem extrabucal com forças iguais e contrárias às ocasionadas pelos elásticos ligados aos molares superiores. 


Elástico linha Media 
ELSTICO_LM-B
O elástico intermaxilar é disposto obliquamente na região anterior dos arcos dentários. A sua disposição favorece a correção da linha média por meio da participação de ambos os arcos dentários.Podem ser instalados em ganchos soldados na distal dos incisivos laterais.O elastico anterior para correção da linha média pode ser associado ao elástico sagital de classe II disposto de forma a potencializar a correçao da linha média. Os elásticos mais utilizados são os de espessura 3/16" pesado e médio, 1/8" médio, 5/16" médio. A magnitude da força conferida por intermédio de um dinamômetro de precisão deverá ser de 200 a250 gramas.


Elástico de Intercuspidação
A intercuspidação é um procedimento que constitui parte do estágio da finalização do tratamento ortodôntico cuja finalidade é melhorar a relação vertical entre os dentes antagonistas.Caracteriza-se pelo uso de elásticos intermaxilares com vetores prodominantemente verticais, na qual o  resultado final dessa força é um movimento de extrusão dentaria. O planejamento da distribuição dos elásticos é muito variado  e depende da função , do tipo e direção de movimento a ser realizado. O procedimento de intercuspidaçao posterior deve iniciar com elástico atado no gancho do molar inferior, seguindo em zique-zaque até envolver o braquete do canino inferior, o mesmo procedimento deverá ser repetido no lado oposto. A intercuspidaçao anterior, deverá iniciar envolvendo o braquete do  incisivo lateral superior, passando pela superfície cervical dos braquetes dos incisivos inferiores e finalizar encaixando o elástico no braquete do incisivo lateral  do lado oposto. O paciente devera permanecer com a intercuspidação por 3 a 10 dias.. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário